quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Relógio francês vitima de queda

Relógio de origem francesa vitima de queda fatal, comprado a um famoso restaurador de madeiras em São Pedro de Sintra no ultimo fim de semana.

Na foto o que restou da caixa, a máquina francesa quadrada, os ponteiros originais e bordão, o pêndulo não está presente na foto mas existe.
(felizmente a máquina não sofreu danos de maior)

Originalmente o mostrador era em pedra, normalmente de cor clara, a numeração era em esmalte de fundo branco cercado a latão dourado, e números em azul.

O mostrador perdeu-se com a queda ficou sem recuperação.

Esta máquina e o que resta da caixa irá fornecer peças para outros relógios que vão aparecer para restauro.

É um movimento de fabrico francês com a marca "JAPY FRERES" com o numero 948 72 presumo que o 72 se refere ao ano de fabrico 1872.

Nas fotos abaixo, podemos ver a marca do fabricante gravada na platina posterior, a frente da máquina e ponteiros, e a platina posterior onde se vê a referida marca, a haste da ancora, e a roda que fornece a indicação do numero de pancadas que nos indicam sonoramente as horas e meias horas.

Era portanto um movimento de horas e meias horas, de grande sensibilidade exigem um rigoroso nivelamento para o seu bom funcionamento.

Estes relógios de parede eram normalmente apreciados pela sua beleza, e muito bem decorados, existiam neste formato em redondo, oval, hexagonal, e outras formas menos comuns.


Sem comentários: