terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Relogio de mesa Holandês


Antes do arranjo


















Frente e verso do mostrador, na imagem a direita,vemos o sistema mecânico, que transmite a energia que acciona o mostrador móvel, indicador das fases da lua.
(visível na zona superior da imagem na foto canto superior esquerdo)




















Frente e lateral da caixa ainda em tratamento e limpeza.





Marca do fabricante que se encontra na zona interior da porta.


--------------------------------------------------------------------------------------------------

Este relógio está equipado com uma máquina mecânica com 3 sistemas diferentes, suportados nas mesmas platinas, mas independentes entre si.

O sistema central fornece a energia necessária ao movimento dos ponteiros, e também ao movimento do mostrador das fases da lua.

(este é visível na zona superior da imagem, foto no canto superior esquerdo do post.)

O que se encontra a esquerda, destina-se ao bater das horas. (som é obtido pelo batimento de vários martelos em simultâneo no conjunto de bordões abaixo descrito)

O da direita fornece a energia necessária ao bater dos quartos de horas, das meias horas e horas certas.

Estas informações são fornecidas em forma musical.

A musicalidade é possível graças a um conjunto de martelos, que ao bater sequencialmente numa serie de bordões com comprimentos diferentes entre si, dão uma sonoridade diferente a cada batida dos referidos.

A informação da sequência e ordem das batidas é fornecida por um cilindro.
(um sistema semelhante ás caixas de musica mecânicas)

-------------------------------------------------------------------------------------------------




Nesta imagem vemos a frente da maquina ou platina superior, também chamado quadratura.


-------------------------------------------------------------------------------------------------


Agradeço a informação acerca da origem.


Viva,

Só a título de curiosidade, andei a estudar a história deste relógio que já me entregou. É de origem Holandesa e a fábrica onde eram feitos encerrou à dois anos após 75 anos de actividade:

"After 75 years in business and craftsmanship dating back to the 17th century, Warmink Uhren (WUBA CLOCKS)of Almalo, The Netherlands has closed their doors forever. The Warmink family has decided to retire. The remaining items are being sold off but once they are gone, there will never be any more manufactured."

Este é dos mais complexos, existem outros mais simples, com apenas duas cordas e que só tocam as meias horas mas de resto praticamente iguais de caixa - o mecanismo parece-me bastante diferente. Este modelo em particular tem cerca de 40-50 anos, o meu pai recorda-se de ter sido uma prenda de casamento de meu avô em 1963 e já na altura foi comprado num relojoeiro como já sendo uma peça com 10-15 anos.

Estive a observar o seu trabalho com mais atenção e tenho a dizer que estou mesmo muito satisfeito quer a nível do mecanismo, quer a nível do acabamento estético em geral.

Luis
-----


Obrigado pela sua satisfação.

Rui



Sem comentários: