terça-feira, 29 de abril de 2008

Máquina de movimento francesa

Bonita máquina de movimento de origem francesa, é bastante curiosa e algum rara, pertence a uma caixa alta de sala ou haal de entrada.

São máquinas bastante resistentes, a força necessária é fornecida por dois pesos, e a haste do pêndulo é bastante comprida.

O sistema que vemos á esquerdo (no poste esquerdo ou do movimento) é o que fornece o movimento aos ponteiros, o da direita (poste direito ou das horas) fornece a força e indicação das horas e meias.

De todos as máquinas deste tipo que vi e reparei, esta tem a particularidade de o som ser conseguído através de um toque de martelo num bordão circular que se encontra na traseira da máquina
(não visível nesta foto) em todas as outras que já vi o batimento das horas é feito no topo da máquina, através de um toque de martelo numa campânula em bronze, que dava origem a um som mais agradável, aqui o construtor optou por aplicar o sistema na traseira.
Retirou a campânula em bronze e aplicou um bordão.






Nesta imagem o mostrador, a zona branca em esmalte. assim com a numeração, o resto da decoração é em metal amarelo, tendo este no seu topo dois laivos em folha de ouro.



Voltarei a este Relógio, com mais fotos e comentários, vou tentar se breve.

Sem comentários: