Reparação restauro relojoaria antiga, cucos, barómetros, gramofones, caixas de musica e autómatos. Contacto: 934542550 / relogiostempo@gmail.com
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Agradecimento
Nos últimos tempos fui pouco assíduo nas postagens, pelo facto peço a vossa compreensão.
Algumas postagens ficaram incompletas pois o tempo era escasso e o trabalho muito.
Muitas das fotos desses trabalhos estavam num cd que infelizmente se danificou, pelo que não tenho imagens para completar e documentar as referidas postagens.
Prometo que vou tentar ser mais atento na forma de guardar as imagens.
Aproveito para informar que não é minha intenção um bloog técnico, apenas pretendo mostrar a face menos visível dos relógios e divulgar o meu trabalho.
Ao vosso dispor.
Rui
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Guerra Junqueiro
OS PORTUGUESES
"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."
Guerra Junqueiro -1886
Encontrei este excerto a algum tempo atrás, por eu ser português e pela piada que lhe acho não resisto a publica-lo.
.
sábado, 30 de maio de 2009
domingo, 24 de maio de 2009
WM. L. GILBERT CLOCK CO.
Vidro original.
Como se pode ver o pêndulo é decorado com 2 parras.
domingo, 3 de maio de 2009
Waterbury Clock Company /Timex
» A TIMEX iniciou sua actividade em 1857 com o nome de Waterbury Clock Company em Waterbury, Connecticut. Nessa altura a indústria americana de relógios de parede sofria um forte desenvolvimento em Waterbury, produzindo milhões de unidades. Desde o início a Waterbury Clock, futura TIMEX, estabeleceu-se como uma das maiores produtoras e exportadoras para toda a Europa.
» Os relógios de parede originalmente produzidos pela Companhia são verdadeiras relíquias, muito procuradas por coleccionadores de todo o mundo.
Mais tarde a Companhia começou a produzir relógios de bolso em grandes quantidades. Entre vários modelos um particularmente fez história – o “IngersoII Yankee”. Com o preço de 1 dólar e vendas aceleradas arrecadou tanta popularidade a ponto de ser conhecido como “o relógio que fez o dólar famoso”.
» O início da Primeira Grande Guerra definiu uma nova e desafiante fase para a indústria relojoeria. Era absolutamente impraticável ler as horas num relógio e disparar uma arma ao mesmo tempo, coordenação fundamental para a artilharia. A Waterbury Company experimentou então conjugar uma pulseira em pele com um relógio de enfermeira. Foi assim que a companhia desenvolveu um dos primeiros relógios de pulso do mundo. Com o fim da Guerra, as tentações da Companhia voltaram-se de novo para o mercado consumidor e em 1930 lançou no mercado o tão famoso relógio do Mickey, firmando um contracto com a Walt Disney. O relógio do Mickey foi o primeiro relógio a atingir um milhão de dólares em vendas.
» Em 1940 a Alemanha invadia a Noruega, obrigando dois grandes amigos, Thomas Olsen e Joakin Lehmkuhl, a sair do país com suas famílias. Imigraram para os EUA e adquiriram controle da Waterbury Clock Company. Lehmkuhl, licenciado em engenharia e gestão pelo MIT e Harvard respectivamente, fez-se presidente e transformou a Companhia na maior produtora de detonadores de precisão.
» Acabada a Guerra, Lehmkuhl desenvolveu uma nova perspectiva para a Companhia. Estava convencido de que um relógio de pulso acessível, exacto e durável seria um enorme sucesso. A fórmula combinava automação, técnicas de produção de instrumentos de precisão, um design mais simples do que os relógios suíços, e uma nova liga Armalloy desenvolvida durante a Guerra com as caracerístivas de durabilidade desejadas. A liga foi utilizada na produção das molas que substituiam as pedras preciosas normalmente utilizadas nos movimentos dos relógios.
» Apesar dos cépticos, em 1949 Lehmkuhl iniciou a distribuição dos primeiros relógios com a nova tecnologia. Em 1951 a marca TIMEX foi lançada no mercado, vendendo-se mais de 300 milhões de relógios mecânicos com este movimento. O sucesso baseou-se não somente na nova tecnologia desenvolvida como também nos novos conceitos de Marketing que Lehmkuhl introduziu face à resistência encontrada da parte dos relojoeiros tradicionais em aceitar o novo mecanismo. Novos canais de distribuição foram procurados e investiu-se fortemente em publicidade, tornando Lekmkuhl um pioneiro no conceito de “Mass Marketing”. Como resultado a TIMEX tornou-se líder do mercado, posição que até hoje mantém nos EUA.
» As técnicas de produção em massa da TIMEX eram tão conhecidas e inovadoras que antes de serem instalados os sistemas de produção de automóveis na sua fábricca, Henry Ford visitou a TIMEX. O Dr. Land, inventor da Polaroide, contactou a Companhia para que produzisse as suas máquinas. A relação durou mais de 25 anos com a produção de 44 milhões de máquinas Polaroides.
» Nos anos 70 surgiram os relógios electrónicos digitais e quartzo analógico. A tecnologia mecânica da Timex tornou-se rapidamente obsoleta. A nova e agressiva concorrência Japonesa tornou o mercado mais dinâmico.
» Em 1980, Fred Olsen, filho de Thomas, decidiu tornar-se activo na gestão da Companhia, formando uma nova equipa de executivos. A reestruturação levou ao encerramento de algumas fábricas e á remodelação de outras por forma a adaptarem-se às novas tecnologias. Mais uma vez a engenharia da Timex concentrou-se na simplificação dos movimentos existentes e em 1982, a TIMEX já tinha reduzido em 40% o número de partes de um relógio de Quartzo Analógico. Foi também nessa altura que a TIMEX desenvolveu o relógio quartzo analógico mais fino do mundo.
» Outro investimento importante para a Companhia foi na área de Desenho Industrial. A TIMEX formou uma equipa de designers, contratando as primeiras mulheres para a indústria. Moda e design foram somados ao já conhecido vocabulário da Companhia, durabilidade e fiabilidade. Centenas de novos estilos foram e continuam a ser introduzidos.
» Hoje, a TIMEX, é inegávelmente líder do mercado nos EUA, e não tem dúvidas sobre qual é seu próximo desafio: restabelecer sua posição de líder na Europa.