domingo, 24 de janeiro de 2010

Waterbury clock animated dial

.

Relógio despertador bastante curioso, de fabrico americano com a marca Waterbury, muito provavelmente sec.19





Tal como já referi é uma peça bastante curiosa, a lavadeira de roupa, tem movimento da cabeça, tronco, braços e mãos, dá uma imagem bastante real do acto de esfregar a roupa, em fundo vemos através de uma janela uma outra personagem a estender roupa.

Na tampa traseira do relógio tem uma inscrição cravada em baixo relevo:
Patented Set.11th 1877-Jan. 15th 1878.




Fiz uma pesquisa mas infelizmente não encontrei nada parecido, peço aos leitores que caso tenham alguma informação façam o favor de enviar, fico desde já agradecido.





É a minha 1ª edição de vídeo, peça a vossa compreensão.

Bom Ano

.

Relogios Antigos e Canetas Pelikan

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Balança de Precisão Antiga

Balança de Precisão Antiga

Muito provavelmente 1ª metade do sec. 20, foi limpa e por sugestão do proprietário, foi conservada a patine do metal.
A madeira foi desinfestada, foi também respeitada a patine, feitas colagens na gaveta e finalmente um leve polimento nas superfícies exteriores da madeira.











Balança de precisão (ou de ourives)
Este tipo de balança consiste em dois pratos suspensos na extremidade de uma trave horizontal que balança na parte de cima de um pivot triangular. Tem a particularidade de ser muito mais exacta e sensível do que as balanças de molas uma vez que compara o objecto a pesar com pesos de massa-padrão, não estando sujeita a variações da gravidade com a latitude e altitude a que se encontra uma vez que esta actua de igual modo nos dois pratos e também não estando sujeita ao desgaste dos sistemas de molas.
A exactidão é ainda mais assegurada uma vez que o ponto de equilíbrio em vazio é ajustável por dois pesos nas extremidades da trave de suspensão e que a agulha de leitura do ponto de equilíbrio amplifica qualquer variação mínima para que esta seja mais facilmente legível na escala (no caso desta balança, a cada marca da escala correspondem 0.2 decigramas, ou 0,02 gramas de peso).
(texto gentilmente cedido pelo proprietário da peça)

.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Toronto Relogios e Criança

Tive hoje uma visita ao blog de um leitor de Toronto,
que me lembrou esta descontraída criança









Quero deixar-lhe um beijo.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Relógio Ansónia pedido de informação de leitora






Boa noite,
Descobri recentemente um relógio antigo que está na família há anos e tenho tentado pesquisar na internet á procura de mais informações acerca do mesmo. Foi durante essa pesquisa que descobri o seu blog e resolvi enviar-lhe este email a pedir a sua ajuda na esperança de me poder ajudar a obter mais informações acerca do relógio.
O relógio é da marca Ansonia. Já tentei saber o modelo mas não encontrei. Venho assim por este meio pedir-lhe ajuda no sentido de saber que modelo é este, a data de fabrico e qual o valor comercial que pode ter.
Junto envio algumas fotos.
Agradeço desde já a sua ajuda e disponibilidade.
Com os melhores cumprimentos,
Tânia


Cara Senhora vi as fotos que me enviou, na gíria portuguesa chama-mos relógio Lira, e é de origem americana.

Poderá ser do principio do Séc. 20, por vezes aparecem datas manuscritas nas costas da caixa que podem dar uma ajuda, outras vezes existem etiquetas também nas costas.

Tente ver se encontra alguma data manuscrita, se existir poderá ser de uma reparação, o que já nos pode dar uma ideia.

Quanto a valores como deve imaginar é-me bastante difícil atribuir um valor, não sei qual o estado da máquina e da caixa.

Pelo o aspecto está a necessitar de uma boa limpeza da caixa, originalmente eram bastante mais claros.

Grato pelo seu contacto

Rui