sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lagoa Henriques



Desenho original do artista

O escultor Lagoa Henriques faleceu sábado à noite em Lisboa, aos 85 anos de idade, de doença prolongada, informou hoje fonte da sua família.


Mestre e motivador de sucessivas gerações de criadores artísticos, autor de desenhos e esculturas notáveis, poeta, conferencista e coleccionador de peças tão diversas como pinturas, conchas, livros, troncos de árvores e outros acervos, segundo o seu site na Internet, Lagoa Henriques «deixa um vazio» no círculo em que se movimentava.

Iniciou os seus estudos artísticos no Curso Especial de Escultura da Escola de Belas-Artes de Lisboa, em 1945, e em Julho de 1948 passou para a Escola de Belas-Artes do Porto, onde posteriormente foi professor.

Concluiu o Curso Superior de Escultura em 1954, na Escola de Belas-Artes do Porto, com a apresentação de um trabalho de pleno relevo classificado com a nota máxima de 20 valores, a escala utilizada à época.

O féretro de Lagoa Henriques, autor da escultura representativa do poeta Fernando Pessoa que se encontra na esplanada do Café Brasileira, no Chiado, em Lisboa, estará a partir de hoje em câmara ardente no seu atelier em Belém, também em Lisboa, a partir das 18:00 e até às 23:00, com funeral marcado para segunda-feira no Cemitério da Ajuda, às 10h30.

Lusa/SOL

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Berlenga



Neste Carnaval fomos a Berlenga



Charly


"Estelas"


"Berlenga"


"Fortaleza São João Baptista"



"Acesso ao forte"


"Berlenga"


"Farilhões"


"O marinheiro mais jovem"


"Caçador de tesouros"

Saída de Lisboa Sexta 24.00, com avaria no piloto automático, dormida na baía de Cascais, saída após abastecimento rumo a Peniche, viagem difícil, o vento não ajudou, cerca de 12 horas de viagem.

Para mim foi bastante difícil, era eu o cozinheiro de serviço, como podem imaginar cozinhar com mau tempo é uma tarefa árdua. (cumpri sem reclamações)

No regresso sensivelmente a 5 milhas da costa na zona de Ribeira de Ilhas, fomos acompanhados durante cerca de 15 minutos por um grupo de 5 golfinhos, sensação bastante emocionante, tão emocionado fiquei que me esqueci de fotografar.

Sensivelmente por esta altura consegui-mos reparar o piloto automático após desmanchar todo o painel de instrumentos, uma aventura electrónica.

Chegada a Lisboa Quarta 23.00, uns dias bastante agradáveis, em excelente companhia, aproveito para agradecer a nossa amiga Tuchinha as muitas horas de leme e a boa onda transmitida a toda a tripulação.


Em Peniche recomendo JAVA HOUSE e a mercearia do Sr. João, excelente acolhimento.

A evitar restaurante onda azul, bastante sofrível.



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Relógio francês de mesa


Tal como chegou

É um relógio de movimento redondo, com horas e meias horas, com reserva para 8 dias, tem na platina superior 2 marca em baixo relevo "JAPPY FILS" e uma outra "H.L.F."

Chegou com a falta de algumas peças.

È um a reparação algum imprevisível pois já se torna bastante difícil conseguir qualquer tipo de material de substituição.

---------------------------------------------------------------------------------------------------




Movimento imagem da platina superior
(tal com chegou)
--------------------------------------------------------------------------------------------------
volto

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Relógio de mesa Imperio



Relógio de movimento simples, com reserva para 8 dias, peça bastante airosa e elegante provavelmente 1ª metade do século passado.

A sua dimensão torna-o bastante curioso 26 cm de altura e 17 de largura, está equipado com uma máquina bastante sensível, que necessita de uma base bastante sólida para o seu bom funcionamento.






Aqui a estrutura sem a máquina, ainda sem tratamento, foi apenas limpa.


--------------------------------------------------------------------------------------------------





Máquina após desmontagem do conjunto



Como se pode ver é um movimento redondo, com 2 marcas cunhadas na ponte do tambor "10 CB", pode-mos ver o óleo bastante deteriorado que actua como cola.

Já é possível detectar a 1ª avaria, folga na ponte de escape, mas só após uma primeira limpeza se pode com mais precisão detectar outras avarias.


-------------------------------------------------------------------------------------------------





Máquina após lavagem e banho




----------------------------------------------------------------------------------------------------




Mostrador já pronto para receber a máquina



volto

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Informação aos leitores


Foto disponível para venda


Caros leitores

Tenho recebidos alguns contactos com pedidos de diversa ordem, tenho todo gosto em responder a todos em tempo útil.

Informo que só respondo a leitores que forneçam o contacto de mail.

Rui

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Relógio Capela A Boa Reguladora



Caixa de relógio capela da marca "A Boa Reguladora" modelo "BATALHA", relógio de fabrico Português, tem nas costas uma etiqueta que nos fornece uma data "Março 1912".

É um relógio com uma reserva de marcha de 8 dias, dá a indicação sonora das horas e meias horas, está também equipado com um sistema de despertador.

Como já referido é de fabrico nacional, fabricado pela já extinta "Reguladora", que a época se dominava "A Boa Reguladora".
Tem como já referi 2 etiquetas em papel nas costas com a identificação do fabricante assim como instruções de uso, tendo também referência as vários prémios e medalhas, e uma outra mais pequena com indicação do modelo.

Como se pode ver a caixa está a meio trabalho.


---------------------------------------------------------------------------------------------------





Na imagem em cima vemos a porta, também a meio trabalho.
Como se pode ver a decoração do vidro está muito sumida, muitas vezes a causa deste desaparecimento da decoração é causada pela limpeza incorrecta do lado interior do vidro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------




Nesta imagem a caixa está pronta e a máquina já aplicada, está ainda em falta o sistema do despertador,mostrador ponteiros e porta.
A partir de agora as afinações finais.


Volto

Relógio de parede A Boa Reguladora



Trabalho acabado





Frente e verso da caixa, na esquerda vemos a caixa após tratamento, já com o bordão aplicado e ferragem de suspensão, ainda sem porta.

Na direita a face posterior onde vemos a data "6/XI/951" e um código "33423" ambas escritas a lápis, que eventualmente será uma referência do vendedor.

Imediatamente por debaixo temos uma serie de 3 etiquetas, em papel.

1ª "COSTA MELO relojoeiro TONDELA casa fundada em 1926".

2ª é de fabricante com a referência de fabrico" Nº 301/5" com a data "10 de AGO 1951" em abaixo com letra um pouco mais pequena" PRODUTO PORTUGUÊS" temos portanto a data exacta de fabrico.

3ª temos novamente uma etiqueta de fabricante, onde o mesmo se identifica e faz referência de que foi distinguido com uma medalha de ouro e diplomas de honra em exposições em Portugal, Brasil e Espanha, seguindo as instruções de uso.






Por indicação do actual proprietário este relógio veio da zona de Coimbra.

02 Fev. 2009
Recebi do proprietário este mail que relata a origem e percurso deste relógio.

" A título de esclarecimento sobre a "biografia" dos relógios: Ambos foram efectivamente comprados novos no relojoeiro Costa Melo, em Tondela, um pelo meu avô paterno e o mais antigo pelo meu bisavô. Ambos funcionaram durante toda a vida do meu avô e estiveram sempre na quinta dele, em Molelos, concelho de Tondela. Ficaram parados desde à 14 anos quando ele faleceu, já com 92 anos. Só no ano passado "viajaram" até Cascais onde passarão a residir na colecção de relógios que "herdei" e que na quase totalidade era do meu outro avô, materno, que os coleccionou durante quase toda a vida e que finalmente estou a organizar."


--------------------------------------------------------------------------------------------------

Porta



-------------------------------------------------------------------------------------------------

Máquina



Após desmontagem

--------------------------------------------------------------------------------------------------





Já pré lavada, pronta para banho
  • --------------------------------------------------------------------------------------------




As 2 platinas superior e inferior, após banho, só com a roda de escape e ancora, é nesta fase que se detectam as folgas e se procede a sua rectificação, começando pelo o escape.

É visível a marca de fabricante e referência cunhadas na platina.

-------------------------------------------------------------------------------------------------



Nesta imagem a máquina já montada na caixa, nesta fase já foram rectificadas todas as folgas e outras avarias, começa a partir desta altura as afinações, que por vezes são bastante demoradas.




terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Waterbury

Boa tarde,

Sou um grande admirador de relógios de parede, actualmente na minha família temos 3 relógios dos quais 2 reguladora adquiridos recentemente, um do tipo cuco e o outro de 3 cordas, e o outro já a algum tempo na família é americano herdado de meus avós.

Gostaria de saber como posso fazer para encontrar um vidro decorado para um porta de uma capela, agora não sei ao certo a marca mas penso ser WATERBURY, pois o vidro que tinha partiu-se.

Mesmo que não tenha a mesma serigrafia onde poderei comprar um já usado ou então encomendar um novo com algum tipo de decoração k embeleze o relógio.

Rui Melo

Caro Senhor,

Como sabe existem vários modelos desta marca, com portas e decorações diferentes, parece-me difícil conseguir um vidro com a mesma decoração.

Envie fotos do relógio e da porta, deve tirar 2 fotos uma da parte exterior, e outra do interior da porta, tire as medidas exactas do aro interior onde o vidro vai entrar.
E nunca se sabe, talvez eu tenha um vidro.

Rui

Pedido de esclarecimento de leitor dos Açores

EU SOU JOÃO DE MEDEIROS, VIVO NOS AÇORES - PORTUGAL, TENHO CINCO
RELÓGIOS AMERICANOS ANTIGOS, POR FAVOR, GOSTARIA MUITO DE SABER SE
VOCÊ PODE ME AJUDAR NA DESCOBERTA DA IDADE DOS MEUS RELÓGIOS, E
TAMBÉM SE O QUE É MAIS VALIOSO É O DA FOTO Nº 1 MODELO KING?

NÓS GOSTAMOS MAIS DO RELÓGIO ANSONIA MODELO KING, SERÁ ESTE O MAIS
VALIOSO COMO MUITA GENTE DIZ?


AS INFORMAÇÕES E FOTOS SOBRE OS MEUS RELÓGIOS SÃO AS SEGUINTES.

Caro João como pode imaginar é difícil por fotografia dar uma opinião, mas irei dentro das condicionantes tentar esclarecer as suas duvidas, talvez necessite de mais algumas informações suas.



RELÓGIO MODELO KING, FABRICADO PELA ANSONIA COMPANY NEW YORK.
ESTE RELÓGIO TEM UM RÓTULO NAS COSTAS QUE DIZ "EIGHT DAY STRIKE. PRIZE
MEDAL (WINNER) PARIS EXPOSITION 1878", SERÁ ESTA DATA EM QUE ELE FOI
FABRICADO? TERÁ ESTE RELÓGIO MODELO KING SIDO FABRICADO PARA SER APRESENTADO
NA REFERIDA EXPOSIÇÃO DE 1878?, OU QUERERÁ DIZER QUE ESTE MODELO FOI
LANÇADO NAQUELA EXPOSIÇÃO, E ESTE FOI FABRICADO DEPOIS, E FAZ
REFERÊNCIA A ESTA DATA, POR TER SIDO CONCEBIDO PARA A EXPOSIÇÃO DE
PARIS DE 1878? E PODERÁ TER CONTINUADO A SUA FABRICAÇÃO E ESTE MODELO
SER FEITO APÓS ESTA DATA?



POR FAVOR, PODE-ME AJUDAR A DECIFRAR A DATA DESTE RELÓGIO?

Tal como refere é um relógio da marca Ansónia clock Company, tem corda para 8 dias (reserva de marcha).
Normalmente os fabricantes davam a conhecer os prémio nacionais e internacionais com que eram agraciados, não posso precisar se este modelo foi concebido para a referida exposição.

Tente encontrar nas costas do relógio alguma data manuscrita.

_________________________________________________________________

ESTE RELÓGIO FOI FABRICADO POR ANSONIA CLOCK COMPANY, MEU PAI DIZIA
QUE ESTE RELÓGIO ERA DOIS ANOS MAIS VELHO DO QUE MEU AVÔ, MEU AVÔ
NASCEU À 129 ANOS ATRÁS, EM 1880 SE ESTA DATA FOR VERDADE ESTE RELÓGIO
FOI FABRICADO EM 1878, SERÁ ESTA DATA CORRECTA? OU ELE FOI FABRICADO
EM DATA MAIS RECENTE?

Tal como informa este é também Ansónia, quanto a data de fabrico a única pista que me fornece é a informação do seu Pai, como no anterior tente encontrar alguma data manuscrita.

POR FAVOR, PODE-ME AJUDAR A DECIFRAR A DATA DESTE RELÓGIO?

_________________________________________________________________

CLOCK MANUFACTURED BY DE INGRAHAM CLOCK COMPANY. CONNNA MÁQUINA TEM A DATA DE NOVEMBRO DE 1878, PENSO QUE É A DATA DA PATENTE.
SERÁ ESTA A DATA DO FABRICO, OU FOI FABRICADO EM DATA POSTERIOR?

A data da patente não é a data de fabrico, só lhe posso dizer que terá sido fabricado após esta data.

POR FAVOR, PODE-ME AJUDAR A DECIFRAR A DATA DESTE RELÓGIO?

_______________________________________________________________



ESTE RELÓGIO FOI FABRICADO PELA NEW HAVEN CLOCK.

TEM UMA DATA DE FEVEREIRO DE 1879, SERÁ A DATA EM QUE FOI FABRICADO?
OU TERÁ SIDO FABRICADO EM DATA MAIS RECENTE?

Neste caso devo perguntar-lhe onde encontrou esta data, na máquina na caixa, numa etiqueta, está manuscrita??

Este parece ter uma decoração no vidro bastante agradável e fora do comum, o pêndulo também me parece um pouco fora do normal, caso lhe seja possível envie fotos com maior pormenor do vidro e também com a porta aberta de forma a que a pêndula seja visível.


POR FAVOR, PODE-ME AJUDAR A DECIFRAR A DATA DESTE RELÓGIO?

_________________________________________________________________

ESTE RELÓGIO TEM A DATA DE 1911, SERÁ ESTA A DATA DO FABRICO?

SERÁ POSSÍVEL SABER-SE QUAL A FABRICA EM QUE FOI FABRICADO?

POR FAVOR, PODE-ME AJUDAR A DECIFRAR A DATA E A FÁBRICA DESTE RELÓGIO?

Onde encontrou esta data ?? quanto a marca terá de tentar encontrar na traseira da caixa, no mostrador (por vezes está em letra pequena ás 6 horas) ou na própria máquina.

FICAREI MUITO GRATO SE VOCÊ PUDER AJUDAR-ME A DECIFRAR AS DATAS DESTES
RELÓGIOS. QUE MUITO ESTIMO, EM PARTICULAR O MODELO KING, SERÁ ESTE O
MODELO KING DA FOTO Nº 1 O MAIS VALIOSO DE TODOS OS CINCO QUE TENHO E
QUE ESTÃO NAS FOTOS 2, 3, 4 E 5.

SEM OUTRO ASSUNTO, O MEU MUITO OBRIGADO SE ME PUDER AJUDAR, E CASO
NECESSITEM DE ALGO AQUI DOS AÇORES E SE EU PUDER AJUDAR, CONTACTE-ME.

OS MELHORES CUMPRIMENTOS

JOÃO DE MEDEIROS


Quanto a valores tenho alguma dificuldade, mas no entanto o modelo King parece ser o mais raro, deve ter em conta que os valores variam em função do mercado.

Para uma melhor apreciação agradeço que envie fotos com mais definição, como sabe o blog é publico todos outros leitores vão com toda a certeza apreciar.

Estou a sua inteira disposição.
Rui