Relógio de parede de fabrico Português para venda, a pedido de um amigo e cliente.
(um ano de garantia, vidro original, peça com interesse pelo facto de ser portuguesa provavelmente final de XIX)
Em caso de interesse favor contactar via email ou deixar post.
Mais fotos disponíveis.
(Vendido)

Fotos recebidas via email com pedido de orçamento e avaliação.
Pelas imagens parece-me ser uma peça do primeira metade de XX.
Aparenta necessitar de uma esmerada limpeza na máquina, apresenta grande acumulação de oleo seco na base dos pilares. (é normalmente sinal que toda a máquina estará no mesmo estado)
A bolacha do pêndulo aparenta não estar na posição correta ?
Quanto á caixa necessita de arranjo, expurgo, limpeza e alimentação da madeira.
O vidro não aparenta ser o original, necessito de fotos com mais pormenor para uma melhor apreciação.
Quanto á avaliação que o cliente me pede, lamento mas não o posso fazer nestas circunstâncias.

Tenho tido alguma dificuldade em atribuir com precisão data, ano ou mesmo época de fabrico dos relógios.
Tenho encontrado diversos tipos de etiquetas, algumas as mais recentes 50, 60 e 70 são explicitas na indicação do modelo e ano de fabrico, não restando por isso qualquer duvida.No entanto algumas, (como as da foto) mais tardias e com aspecto gráfico diferente só nos indicam o modelo, a Boa Reguladora usou vários tipos de etiquetas, que podem ser preciosos indicadores.Caso alguém tenha informação acerca deste assunto, agradeço que informe.Obr.Rui

Depois de pronta a caixa e lado a lado temos uma melhor noção da alteração visual.
(agora na sua coloração original)
A máquina continua em afinação, nesta altura já todos os mecanismos estão montados testados e a trabalhar, é agora que é feita a regulação, subindo ou descendo a bolacha do pêndulo conforme a necessidade. (sobe se atrasar e desce se adiantar)
Por vezes é processo bastante moroso, continuava a atrasar de cerca de 3 minutos dia após quarta afinação.

Nestas duas imagens já temos uma melhor percepção da transformação visual que o relógio sofreu.
(ainda sem a porta e sem acabamento final)
Apesar de ser o mesmo relógio, algumas vezes surgem duvidas dos proprietários, que pensam ter havido uma troca, causando sempre embaraços.
É muito agradável esta fase do conserto, é a partir daqui que se começa a visualizar o trabalho final e as rectificações a fazer.
É nesta altura que se rectificam os pormenores na caixa, e se entra na etapa onde a máquina e sistema de horas é testado,o sistema regulador é o mais difícil de gerir, é também importante a colocação dos ponteiros e sua afinação.

(Imagens comparativas)
Após expurgo e limpeza da madeira (sem acabamento) pode-se ver a caixa (ainda sem porta) já na coloração original, foram retiradas várias camadas de velatura que foram sendo aplicadas ao longo do tempo, que foram escurecendo o seu aspecto original.
Estas aplicações de velatura foram tornando a caixa cada vez mais escura e feia, tiveram no entanto uma importante função, protegeram a madeira das agressões.
(Já algumas vezes tive duvidas por partes dos clientes, pois após a limpeza custa-lhes a acreditar de que se trata do mesmo relógio.)
A máquina após diversas intervenções está em fase de experiência e afinação, ainda sem o sistema de alarme.

Relógio de fabrico português com uma etiqueta na traseira"BRAGA" que nos indica o modelo.Máquina e caixa muito idêntica a outra de patente e fabrico Americano.Com indicação sonora de horas e meias horas.O vidro da porta é o original tendo como decoração motivo floral.
(Em começo de reparação)
Esta foto mostra o relógio exactamente como chegou, mas já sem mostrador e ponteiros.
Após limpeza, preparação e acabamento da madeira, o relógio está agora ainda sem traseira, fase de afinação.O dispositivo de calendário foi limpo reparado e afinado estando agora em experiência, a sua principal avaria era no sub sistema gestor da mudança de dias de semana.(na foto zona direita do sistema de calendário)
O movimento (máquina do relógio) foi limpo e reparado tendo sido necessário eliminar algumas folgas provocadas pelo o uso e tempo.
Nesta fase é necessário afinar e conseguir a maior força possível do movimento, pois é este que fornece toda a força mecânica necessária para si (movimento) e calendário, apesar de este ser ajudado pela força da gravidade.
Nesta altura já conseguimos um atraso de cerca de 1 minutos por cada três dias, podendo no entanto ainda ser rectificado.
O calendário está em bom funcionamento mas ainda em experiência.